sábado, 6 de junho de 2009

2.1. Resumo: Cinema Mudo no Brasil

Não poderíamos começar a história do cinema mudo no Brasil sem citar uma breve passagem sobre a importância de um grande inventor Hercule Florence, desenhista e precursor da fotografia no Brasil. Florence começou realizando experiências com uma máquina chamada daguerreótiopia, uma das pioneiras que exportou para o Brasil, assim existiram as primeiras fotografias no País. A novidade se espalhou e como o normal da natureza humana é se desenvolver, outras inovações vieram a surgir.


A lanterna mágica surgiu primeiramente em São Paulo em 1889. Conhecida como A Maravilha do Século, trazida do exterior por Benjamin Schalch, que apresentava imagens com movimentos para seus conhecidos, como “o bigodinho dorminhoco e engolidor de camundongos” que eram gêneros humorísticos. Vieram outros tipos de aparelhos com nomes curiosos, e mais atualizados, porém, o propósito continuava o mesmo da Lanterna Mágica.

No dia 19 de Junho de 1898, nasce o Cinema Mudo Brasileiro, pois chegava ao Rio de Janeiro no navio Brésil, pelo porto da Bahia de Guanabara, Afonso Segreto e seu irmão Pascoal Segreto, trazendo equipamentos e filmes do exterior. Já em sua chegada fizeram imagens do porto.

Os irmãos, que trouxeram a Sétima Arte para o Brasil, começaram a expandir inicialmente seu negócio na própria cidade do Rio de Janeiro. Assim, os Segretos foram os primeiros a usufruir de equipamentos que captavam imagens em movimento no Brasil e ininterruptamente dispararam a fazer filmagens de acontecimentos importantes para a cidade Ex: Cerimônias, festas públicas, etc.


Um dos mais importantes filmes foi no dia 5 de Julho do mesmo ano. Tratava-se da visita do Presidente Prudente de Moraes que partia em viagem. Logo depois, eles ampliaram o negócio para outras cidades, como São Paulo. Em 13 de fevereiro de 1898, José Roberto de Cunha Sales (Médico e ex-sócio de Pascoal Segreto) realiza uma das primeiras exibições do cinematógrafo em São Paulo.


A primeira filmagem em terras paulistas, entretanto, foi feita por Afonso Segreto em 20 de setembro de 1899, em uma celebração da colônia de imigrantes italianos. Além deles, outros nomes merecem destaque na história do cinema brasileiro como: os irmãos Labanca e Francisco Serrador; Dentre os primeiros operadores profissionais: Júlio Ferrez, os irmãos Botelho e Paulo Benedetti.
foto retirada dos acervos da Cinemateca Brasileira
Referências Bibliográficas:
GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.
Ramos, Fernão. História do Cinema brasileiro. 3ª edição; ArtEditora, 1987/1990.
ROCHA, Glauber. Revisão Crítica do Cinema Brasileiro. São Paulo, Cosac e Naify, 2003.

2 comentários:

  1. esse texto me ajudou muuito
    no trabalho do meu irmão
    brigadaaa

    ResponderExcluir
  2. Parabééns Esse Site Está perfeito Aqui tem udo que eu precisava... Meus Parabéns

    ResponderExcluir