quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Limite


Limite foi feito durante o período de transição entre o cinema mudo e sonoro por Mario Peixoto, sendo um dos seus principais trabalhos. É considerado por muitos críticos o melhor da história do cinema brasileiro, tornou-se um verdadeiro mito no cinema no país, além de ser o filme que encerra a fase do cinema mudo.
É um trabalho surrealista, lidar com os conflitos causados pelas condições humanas e como a vida conspira para impedir a realização plena do homem.

Três pessoas (protagonistas) ficam sem comida, em um barco à deriva, cada um destes personagens tem um passado particular... Mario Peixoto inclui alegorias, metáforas, imagens sugestivas e experimentais.

Com uma excelente fotografia de Edgar Brasil, sendo acompanhado com uma coleção de belas e clássicas obras musicais, assim tornando-se um espetáculo internacional.

Limite (1930) - 120 min.
Diretor: Mario Peixoto
Fotografia: Edgar Brasil
Produtor: Mario Peixoto
Música: Erik Satie, Claude Debussy, Alexander Borodin, Maurice Ravel, Igor Stravinsky, César Frank, Sergei Prokofiev
Aristas: Iolanda Bernardes, Edgar Brasil, Olga Breno, Brutus Pedreira, Mario Peixoto, Tatiana Rey, Carmen Santos, Raul Schnoor

Filme retirado do youtube

Referências Bibliográficas:Castro, Emil. Jogos de Armar: a vida do solitário Mário Peixoto. Rio de Janeiro: Lacerda, 2000.

Couto, José Geraldo. “Filme vai recriar os bastidores de Limite”. Folha de São Paulo. São Paulo: 21 de fevereiro de 1996


3 comentários:

  1. Visto que os filmes mudos não podiam aproveitar o son sincronizados para os diálagos, é quando acontece o meu encanto pelos tais , quando encontrei está pagina nas minhas pesquisa pelo amplo leque de temas para com o cinema , logo me interessou , não tinha o exato conhecimento sobre o momento que se deu a transição do cinema mudo , gostaria de agradecer aqui as recomendações , pois através deste tive acesso ao filme de Mario Peixoto, este projeto No Limete me agradou imensamente!
    vale então salientar que os autores dos post estão de parabens!
    fica aqui citada minha atençaõ pra com o mesmo , e desde ja me atento aos novos temas.

    Aguinaldo Franco

    ResponderExcluir
  2. Bom,na minha opinião,e pelo que já ouvi falar sobre o cinema mudo,acho muito interessante ,pois é um diferencial que as pessoas deveriam buscar e experimentar,e com ctz iriam gostar...Parabens aos autores deste post,que está realmente muito interessante!
    Andrezza...

    ResponderExcluir
  3. Mario Peixoto foi sem duvida um inovador. O conjunto de suas obras nao poder ser intitulado de nada menos que genial.O cinema mudo sera sempre um charmoso momento para os amantes da setima arte.O site foi peca chave para minhas pesquisas, quero deixar neste pequeno comentario meus agradecimentos.

    Carol Pires.

    ResponderExcluir