quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Entrevista com Rubens Machado Jr.







Entrevista feita por Beatriz Abarca e katia Ferrari com
Rubens Machado Jr.




Rubens Machado Jr. é um crítico de cinema e professor da Universidade de São Paulo.


Quando você começou a se interessar pelo tema Cinema Silencioso Brasileiro?

R: Foi aos poucos, logo no início com o meu envolvimento no Cinema. Alguns filmes me interessaram mais e outros menos. Sempre tive mais interesse em filmes experimentais, isso me levou a me interessar pelo “LIMITE”... No meu mestrado estudei o início do cinema que representava São Paulo e acabei fazendo toda a dissertação o período entre guerras que são filmes silenciosos... Mas todos que se envolvem com o cinema é uma coisa inevitável não pesquisar sobre o Cinema Silencioso, pois é lá que se constrói a linguagem os gêneros. Tudo esta ligado...

Qual o livro que você indicaria para um conhecimento mais completo sobre o Cinema Silencioso Brasileiro?

R: Crônicas do Cinema Paulistano. Autor. Maria Rita Eliezer Galvão
Humberto Mauro, Cataguases, CINEARTE. Autor. Paulo Emílio Salles Gomes
Limite. Autor: Saulo Pereira De Mello
Esses livros são apaixonantes!

Qual sua opinião sobre os acervos do Cinema Silencioso Brasileiro?

R: História do cinema brasileiro é complicada, você tem que se ligar a grupos de pesquisas, nas universidades, nas Cinematecas...

Se você pudesse eleger um representante, um teórico ou historiador sobre o assunto quem você escolheria?

R: Tranqüilamente o Paulo Emilio Salles Gomes, pelo o estudo que ele fez os textos que ele escreveu... Ele é um teórico fecundo, ele propôs um olhar e um modo de discutir a produção cinematográfica brasileira que foi muito importante e inspirador pra mim.

Entre Paulo Emilio Salles Gomes e Jean-Claude Bernardet cada um segue uma linha de pesquisa e pensamento com qual dos dois você concorda? Por quê?

R: Todas as hipóteses me parecem interessantes, você filmar com o olhar de estrangeiro ou filmar com alguém daqui, são as diversas partes da discussão em debates que são interessantes, adotar essa ou aquela posição não parece que decide muita coisa... O confronto das questões é interessante...

Para finalizar o que você acha da nossa proposta? A mistura do antigo (cinema mudo brasileiro) com a atualidade (um blog)?

R: A idéia me parece interessante, porque existe uma dispersão... Pode ser uma coisa ótima...interagir com as pessoas já envolvidas...talvez vocês possam cumprir um papel que ninguém está cumprindo....
Foto retirada do site http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário