quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Paulo Emílio Salles Gomes x Jean Claude Bernardet

Conforme o título da postagem, Jean Claude Bernardet contrapõe Paulo Emílio Salles Gomes em alguns aspectos. Segue um exemplo claro de como isso acontece:



Em 1898, voltando ele de uma das suas viagens, tirou algumas vistas da Baia da Guanabara com a câmara de filmar que comprar em Paris. Nesse dia – domingo, 19 de junho – a bordo do paquete francês – “Brésil”, nasceu o cinema brasileiro. (GOMES, 1980 p. 40).



[...] vão aceitar esse nascimento que não deixa de ser estranho: um italiano (radicado no Brasil), com equipamento e material sensível europeus, filma em território francês (o paquete Brésil), um filme brasileiro. (BERNARDET, 1995 p.18)

Um comentário:

  1. Olá, interessante seu blog, bom saber que outras pessoas também gostam da história do cinema brasileiro de antes dos 60.

    Sobre o comentário acima do Bernardet, eu coloquei um adendo no meu projeto de mestrado (as práticas cinematográficas no Brasil entre 1896 e 1907): [e precisou um extrangeiro como Bernardet perceber isto, ao invez de um brasileiro]

    Meu email para trocar de informações: apgrilo@gmail.com

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